12 setembro 2007

Casa London (II)


Outro dia, após uma aula iniciada na parte da manhã que alcançou o meio da tarde, fui almoçar na Casa London, já era por volta das 16h e enquanto aguardava a chegada do prato - que para minha sorte quem o preparava era nada menos que a Silvina, a proprietária da casa -, sentei-me a uma mesa em frente ao que chamei – “vitrine das tentações”, não que eu seja um grande apreciador de doces, mas não havia quem observasse aquele cenário e não ficasse encantado, pois ali estavam dispostos como em uma joalheria, verdadeiras jóias confeitadas, ao que explicou-me o que eram, a simpática balconista: além dos mais variados bolos, Beijinho feito em uma tacinha de chocolate branco Callebaut com um delicioso beijinho à base de coco fresco. Bomba de Bailey´s recheada com um creme à base de licor Bailey´s. Bomba de café recheada com um forte e marcante creme de café e coberto com uma calda de chocolate Callebaut. Bomba de chocolate recheada com um creme a base de chocolate Belga “Callebaut” e coberto com uma calda à base do mesmo chocolate e com castanha de cacau também Callebaut. Bomba de Creme recheada com o verdadeiro e sempre fresco creme patissier e coberto com o tradicional fondant. Bomba de Laranja com Chocolate de Mel recheada com um delicioso creme à base de laranjas e com pedaços da fruta, coberto com um saboroso chocolate de mel. Tacinha de chocolate Callebaut com um delicioso brigadeiro de ovomaltine. Brigadeiro da Família London, feito com chocolate tradicional e granulado. Cheese Cake de Abacaxi à base de bolacha de maisena com canela, creme de queijo mascarpone e pedaços de abacaxi. Cheese Cake de Chocolate com Framboesa à base de bolacha de maisena com canela, mais dois cremes de queijo tipo mascarpone, framboesa e chocolate. Cheese Cake de Laranja com bolacha de maisena, canela e um creme à base de queijo mascarpone e claro, a laranja. Docinho de Nozes feito com leite condensado, ovos e nozes... hummm, uma delicia!!! Gâteau Noir que é pão de ló de chocolate umedecido com licor de cacau, e uma mousse de chocolate amargo belga. Luna de Avelã – um pão de ló umedecido com licor de cacau, mousse de avelã e pedaços de avelã. Luna de Chocolate com Limão – pão de ló umedecido com licor de cacau, com uma mousse de limão, recheada com mousse de chocolate. Luna de Frutas Vermelhas – pão ló, recheada com uma mousse preparada com frutas vermelhas e recheada com uma cereja chamada amarena Italiana. Tartelettes de amora; de blueberry; de framboesa; de laranja; de maracujá; de morango, e todas essas tortinhas de frutas são recheadas com creme patissier. Surpresa, e eu vou contar somente para você, um morango delicioso envolto em um doce de leite condensado, com cobertura de chocolate callebaut meio amargo, isso tudo é simplesmente divino... E você, gosta de doces?


Casa London

Rua Passo da Pátria, 1679
Alto da Lapa - São Paulo – SP
( 11) 3647-9090

01 setembro 2007

Ouro Preto



Ouro Preto oferece uma variedade enorme de restaurantes, com os mais diversos atrativos, para os mais variados gostos e bolsos, um dos lugares que jamais deixo de visitar é a Pizzaria O Passo, claro que sendo da cidade da pizza, aprecio mais a nossa, mas aquela não deixa de ter suas qualidades e são muitas, além do lugar agradável em um casarão antigo com vista para a Casa dos Contos, com música ao vivo de qualidade. Outras casas que aprecio é o Café Gerais na Rua Direita, ao final da noite passo por lá para tomar um chá preto inglês – saboroso; o restaurante Casa do Ouvidor; o Acaso 85 – em seu interior parece que estou em um castelo medieval, além de tantos outros.

Quando vou lá, normalmente fico por três ou quatro dias e sinto-me como se estivesse vivendo em outro tempo, ando muito a pé pelas íngremes ladeiras e posso ouvir um “bom dia” ou “boa tarde” de alguém nunca antes visto, paro no café na Praça Tiradentes, vou até a Fabrica de Chocolate – do outro lado do centro, ou em algum outro café, às vezes passo horas ali lendo algum livro e se estiver frio, provo um bom chocolate quente ou simplesmente uma água com gás, busco nas livrarias algum novo exemplar ou revejo livros que já havia visto nos dias anteriores, sento-me na escadaria do cinema para conversar com aquele homem simpático e aparentemente simples que ali vende seus livros e após trocar algumas poucas palavras pode-se perceber toda a sabedoria que apresenta-se a nossa frente, posso muitas vezes desfrutar de alguma apresentação teatral ou musical, ora em praça publica, ora no interior de alguma das muitas igrejas, e a cada noite não privo-me de freqüentar um restaurante diferente. Esse lugar pitoresco, com suas características próprias, deslumbra nossos olhos com sua gastronomia, arte e beleza pitorescas.

Para hospedar-me, gosto muito da Pousada Mondego que fica na Praça Coimbra, e aprecio também o Hotel Pousada Casa Grande com sua marca arquitetônica característica de Ouro Preto, aconchegante e com a simpatia e hospitalidade de toda a equipe.

Além de tudo isso, tenho o prazer de poder conviver com meu filho, que mora e tem suas atividades lá.

Esse é um lugar que tenho especial gosto em visitar, vá a Ouro Preto, além da arte sacra e arquitetônica, você vai gostar também da arte gastronômica.


Ouro Preto - MG