14 fevereiro 2008

Café Espresso


Outro dia ao entrar em um restaurante que freqüento habitualmente, fui logo chamado pelo garçom, aproximou-se e disse: - Professor, por favor, estamos aqui discutindo o porquê no espaço da cafeteria a placa diz espresso com “S”, mas não é com “X”?

Algumas pessoas, de diversas mesas discutiam descontraidamente a polêmica e lá estava eu em pé diante delas... não sou professor de português, mas como o assunto é café, vamos lá:

Espresso é uma palavra de origem italiana que, ao contrário do que muita gente pensa, não significa rapidez, já que o café espresso é feito e servido no instante em que é pedido.

Espresso é o particípio do verbo esprimere, que significa "expressar" ou "pressionar para fora".

Em italiano, caffe espresso significa literalmente "café pressionado para fora". O termo surgiu por volta de 1946 com a comercialização das máquinas do inventor Achille Gaggia e a popularização deste processo de extração do café.

O café espresso tira o máximo do sabor dos grãos do café. E um espresso perfeito é aquele preparado por um barista experiente, com grãos frescos de superior qualidade, para ser saboreado no momento exato da extração.

O creme de um espresso bem tirado é formado por uma espuma uniforme e consistente com cor de caramelo, rajada com manchas levemente avermelhadas, o que é chamado de espresso tigrado. Um bom creme mantém a temperatura e o aroma do espresso e faz com que as papilas gustativas se abram mais e fiquem mais sensíveis para degustar um café especial.

Bom café!

.