24 maio 2008

24 de maio - Dia Nacional do Café



O Brasil é o maior produtor e exportador de café. Isso o fez conhecido muito mais pela quantidade que pela qualidade, mas caminhamos para algo semelhante ao ocorrido na França nos anos 20, quando a região de Chapangne instituiu um controle de qualidade à fabricação de vinhos espumantes. Em breve a produção de cafés especiais adotará um selo de Denominação de Origem Controlada (DOC), como nos vinhos.

O nosso café está mudando para melhor. Com mais de duas mil fazendas de café, este ano, o Brasil deve colher cerca de 28 milhões de sacas, com 10% classificadas como grãos de qualidade superior. Somos o quinto país em consumo per capita, tomamos 118 bilhões de xícaras de café por ano.

Cresce a olhos vistos o número de cafeterias em todo o país, e, principalmente, na cidade de São Paulo. Locais consagrados a um encontro para fechar um negócio ou simplesmente uma boa conversa acompanhada de um café bem tirado.

No mundo, as casas de café, já foram palco de contestação política, discussões literárias e filosóficas. A arte da conversa e do debate, presente permanentemente nos cafés, chegou a ser tão influente que não se concebia um literato ou filósofo que não participasse, e para apontar a falta de visão de algum, se dizia: “Lhe falta café”.

Aproveite o dia e não deixe que lhe falte café.