
Sei isso muitas vezes,
Mas, se eu pedi amor, porque é que me trouxeram
Dobrada à moda do Porto fria?
Não é prato que se possa comer frio,
Mas trouxeram-mo frio.
Não me queixei, mas estava frio,
Nunca se pode comer frio, mas veio frio.
(Álvaro de Campos / Fernando Pessoa)
O Gigetto é um dos poucos restaurantes em São Paulo que ainda serve a tradicional Dobrada e fomos lá acompanhar alguém muito especial que queria novamente provar essa iguaria. Tudo começou com um telefonema pela manhã, e a pergunta – vocês servem Dobrada hoje, sexta-feira? E com a resposta afirmativa, pelo horário do almoço fomos aproveitar e também conhecer como havia ficado a reforma e restauração da Rua Avanhandava, onde fica o restaurante.
A rua ficou linda, muito parecida com uma vila italiana antiga, de muito bom gosto, mais um ponto interessante desta cidade para se conhecer e também se deliciar com os diversos restaurantes do local, mas vamos ao que interessa, é a Dobrada à moda.
Ao maitre por atender a mesa lhe foi pedido em primeiro a Dobrada, ao que respondeu: servimos este prato aos sábados, o retorno foi imediato, – ligamos pela manhã e informaram que serviam hoje. O nosso gentil anfitrião não teve dúvidas – pois então servimos hoje também, apenas solicitando que tivéssemos um pouco de paciência, que levaria um tempinho a mais para ser preparada.
Como costumo dizer: se começou bem, com toda certeza terminará bem! E estava certo em minha quase profecia, pois na seqüência o atendimento foi procedido por nada menos que um muito simpático e gentil garçom chamado Messias que ao final de todo serviço impecável, não pude furtar-me em elogiá-lo, ao que me respondeu:
– “Faço meu trabalho há muitos anos com todo o amor, amo isto tudo..., o que faço e as pessoas e a noite quando vou dormir sinto-me satisfeito e durmo feliz”.
Pedimos uma Dobrada à moda do Porto e digo-lhe, trouxeram Amor e quente!
Gigetto Restaurante
Rua Avanhandava, 63 – Bela Vista
São Paulo – SP – Brasil
Oi Letterino:
ResponderExcluirA sua propaganda quanto a rua e ao
atendimento do restaurante, foram tão bem feitos , que desperta a curiosidade em conhecer.
Parabéns, expressou - se muito bem.
Fazia tempo q.não íamos ao GIGETTO.Ficamos estarrecidos com o bom atendimento.Funcionários alegres,feleizes,descansados...O preço bem accessível, em relação a restaurantes do mesmo nível.Voltaremos pelo menos uma vez por mes para deliciarmo-nos com outrs iguarias.Parabéns!!!
ResponderExcluirVou sempre ao Gigetto no horário em que o garçon Missias está trabalhando. Faço questão de sentar-me nas mesas em que ele está servindo. Sorte do Gigetto tê-lo como funcionário, pois acredito que muitos clientes o têm como referência.
ResponderExcluirParabéns!!
Pois é, fiquei muito curioso, o que é o prato "Dobrada"?
ResponderExcluirAbraços
Dobrada é um prato típico português
ResponderExcluirCaso tenha interesse, aqui vai uma receita para prepará-la:
Ingredientes:
600 g de dobrada
1/2 mão de vitela
100 g de presunto
1/2 perna de frango
100 g de orelha de porco
100 g de bacon
80 g de chouriço de carne
80 g de salpicão
80 g de chouriço de sangue
4 dl de feijão branco
1 cenoura
0,5 dl de azeite
1 dente de alho
1 cebola
1 ramo de cheiros
2 cravinhos
1 dl de vinho branco
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
300 g de arroz
Sal, pimenta, cominhos, salsa picada e piripiri
Preparação:
De véspera, coloque o feijão de molho. Limpe e lave muito bem a dobrada e a mão (de vitela). Escalde-as e coza, temperando com pedacinhos de cenoura, cebola com os cravinhos espetados e alguns grãos de pimenta. Como a mão coze mais depressa do que a dobrada, retire-a assim que estiver cozida, deixando a dobrada cozer durante mais algum tempo.
No próprio dia, coza o feijão com a cenoura cortada em pedaços. Coza também o frango, a orelha, o presunto e os enchidos (exceto o chouriço de carne), retirando à medida que forem ficando cozidos. Corte em pedacinhos a dobrada e a mão. Faça um refogado com o azeite, a cebola, o alho picado e o raminho de cheiros. Assim que começar a alourar, junte o vinho branco, a polpa de tomate, o chouriço de carne e o bacon. Adicione também um pouco do caldo onde cozeu a dobrada, previamente coado. Deixe ferver lentamente durante cerca de 45 minutos. Junte a dobrada e a mão, retire o chouriço de carne e o bacon e deixe apurar durante 15 minutos, acrescentando o caldo necessário. Junte o feijão, tempere com piripiri e com cominhos, mexendo cuidadosamente.
Sirva numa travessa, espalhando por cima a orelha cortada em tirinhas, o presunto, o frango desfiado, rodelas de salpicão e fatias de bacon. Polvilhe ainda com a salsa picada. À parte, sirva o arroz branco seco, feito no forno, enfeitado com as rodelas dos chouriços de carne e de sangue.