28 maio 2007

Oustau Bistrot




Natal encanta a todos que por aqui chegam, praias lindas, dunas brancas, céu azul e o sol que brilha forte e deixa a temperatura sempre quente e a brisa que refresca. Contudo, posso dizer: maior que o calor térmico é o calor da hospitalidade dessa gente que aqui encontramos.

Dentre tantos, hoje quero destacar a chef Milla dos Santos, portuguesa de nascimento, viveu na França, onde aprendeu a arte e a magia da gastronomia, e optou por viver na serenidade e beleza da Praia de Pitangui, distante cerca de 30 km do centro de Natal, suficiente para esquecermos a agitação do centro e encontrarmos uma praia paradisíaca. Lá, em sua residência, ela serve a seus clientes, que vêm de toda parte do mundo, pratos à base de frutos do mar, peixes e carnes, com culinária mediterrânea e toque de alta gastronomia, resgatando o sabor e o prazer do ritual da comida, mesclando tradição e ousadia.

Milla atende a pequenos grupos, sempre com prévia reserva, pois tudo é elaborado e servido em um espaço caracterizado pela simplicidade, bom gosto e bastante reservado.

Quem experimenta, jamais esquece e retorna sempre!


Oustau Bistrot

Av. Pitangui, 150
Praia de Pitangui – Natal
Rio Grande do Norte – Brasil
(84) 3226.3346 9431.4366

26 maio 2007

Le Chocolatier



Café

“Negro como o diabo,
Quente como o inferno,
Puro como um anjo,
Doce como o amor”

Talleyrand (1754 – 1838)


Poema escrito em uma das mesas do café Lê Chocolatier, na cidade de Natal, esse lugar é mais uma das boas surpresas que a cidade nos oferece.

Por vários dias passando em frente e sempre dizendo – preciso vir aqui para conhecer esse café, pois por fora, apesar de pequeno, é bem atrativo, de aparência charmosa.

Depois de quase uma semana, finalmente consegui tomar meu café da manhã nesse lugar. Esplêndido, fiquei encantado, não só com a decoração de muito bom gosto e refinada, como também a qualidade e o sabor dos produtos e o atendimento.

Um café tão charmoso como as casas que se pode encontrar nas mais famosas cidades de Roma e Paris.

Vindo a Natal, venha conhecer!


Av. Afonso Pena, 194 – loja 14
Petrópolis – Natal
Rio Grande do Norte – Brasil


22 maio 2007

Mangai

Esta semana estamos em Natal, capital do Rio Grande do Norte, cidade que venho pela segunda vez e já aprendi a gostar e ter carinho, pois além da receptividade dos meus grandes amigos e anfitriões: Sheila e Mario Emerenciano, posso encontrar o sábio José Fraifer, a quem tenho grande admiração e ainda desfrutar de cenários belíssimos e ótimos restaurantes.

Assim que chegamos à cidade, nossos amigos fizeram questão de levar-nos a um restaurante típico nordestino: o Mangai, lugar amplo, agradável, bonito e que se parece muito com uma casa de fazenda, encontramos gente simpática; desde as pessoas que nos receberam até os garçons vestidos de cangaceiros. Nesse restaurante que nasceu em João Pessoa, na Paraíba e depois veio também para a cidade de Natal, pode-se encontrar produtos típicos de melhor qualidade.

Além do ambiente aprazível, da boa companhia e comida saborosa, um detalhe que me chamou a atenção foi que quando chegamos era final da tarde e muitos já haviam terminado de almoçar e estavam indo embora, contudo quando saímos o lugar estava ficando repleto novamente, pois os clientes começavam a chegar para o jantar. Soube depois que ali o serviço é do café da manhã até o jantar.

Outro detalhe que quero compartilhar com você, é o que aprendi com meu pai; se o banheiro que se vê não for limpo, imagine a cozinha... Pois posso dizer-lhe que o banheiro do Mangai é impecável, assim como todo o restante.

Quando vier a Natal, confira!

Mangai

Av. Amintas Barros, 3300 - Lagoa Nova
Natal – Rio Grande do Norte - Brasil

09 maio 2007

Don Curro


Francisco Rios Domingues, o Don Curro, e sua esposa Carmem deixaram a Espanha e as touradas e instalaram-se no bairro da Água Rasa, próximo da Mooca, na cidade de São Paulo, reduto de vários imigrantes europeus. Lá mesmo, em 1957, abriram uma peixaria que, em pouco tempo, conquistou os moradores por vender uma matéria-prima de primeira qualidade. De tanto Dona Carmem passar boas dicas de preparo dos peixes, os fregueses sugeriram que abrisse um restaurante, pequeno, só para atender os mais íntimos.e fundam a melhor casa de frutos do mar deste país.

Sem nenhum exagero, costumo dizer: quer conhecer um restaurante nota 10 da recepção ao café de saída, este é o lugar. Há alguns dias fomos ao Don Curro para jantar e mais uma vez observei cada detalhe do serviço e a conclusão – é impecável.

Certa vez um amigo que havia voltado de viagem da Espanha, falou-me: uma Paella tão saborosa como na Espanha, somente no Don Curro!

Uma casa com aspecto tradicional, da vestimenta dos profissionais a decoração do ambiente, nada muito moderno. Na entrada, junto ao bar, grandes aquários com lagostas vivas, ao fundo um imenso vidro separa o salão da cozinha, onde se pode ver tudo o que está sendo cuidadosamente preparado.

Este não é um restaurante de preços acessíveis, contudo pelo tipo e qualidade dos produtos, podemos dizer que vale o que se paga.

Vamos ao Don Curro sempre com tranqüilidade e tempo, pois é o que requer o preparo dos pratos e enquanto esperamos, saboreio os petisco de entrada que também são fantásticos, só tenho que tomar cuidado para não ficar satisfeito ai. Desta vez, apenas para experimentar o atendimento, pedi na entrada um atum em conservas que não estava sendo servido naquele dia, e prontamente foi providenciado.

As sobremesas deles não me atraem muito, mas ao final de tudo vale a pena degustar o que não é a especialidade da casa, porém preparam tão bem como todas as boas cafeterias da cidade – o delicioso café.


Don Curro Restaurante

Rua Alves Guimarães, 230 – Pinheiros
São Paulo – SP – Brasil
11 3062 4712