
Uma vila tombada pelo Condephaat em 1983 preserva muito da sua cultura caiçara original, com pequenas casas construídas ao pé do morro. Lá se podem encontrar três pousadas, mas quero chamar a atenção para uma em especial, que é a Santa Martha das Pedras, desde que cheguei a esse lugar encantador pela primeira vez, não resisto ao retorno. No alto da vila, o que não se pode ver da praia, pois a mata atlântica a esconde totalmente, está a construção em estilo das antigas fazendas da época colonial, com seus aposentos amplos e mobília antiga, decorada com cerâmicas produzidas no atelier da pousada.
Pela manhã, somos recebidos, na parte térrea, pela Léa que nos serve um maravilhoso café da manhã, com doces, frutas, pães feitos por ela própria e outras delícias difíceis de resistir.
O dia corre manso e suave, entre a praia lá embaixo e o frescor das árvores cá em cima.
Esse lugar criado por Deus e retocado pelo engenheiro civil Antonio Miranda, que construiu e administra a pousada, merece ser conhecido.
A vila de Picinguaba, que quer dizer refúgio de peixes, em tupi-guarani, fica dentro do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar. Próximas a vila existem varias praias lindas como a da Fazenda, que é praticamente selvagem, onde foram filmadas cenas externas dos especiais A Casa das Sete Mulheres e A Muralha, da Rede Globo de Televisão e ainda filmes como Caramuru.
É neste paraíso que sou recebido pelo Antonio como se minha casa fosse e quando preciso desenvolver um trabalho e quero tranqüilidade, é lá que vou buscar inspiração e calma. Qualquer dia nos encontramos por lá.
Pousada e Atelier Santa Martha das Pedras
Vila de Picinguaba – Ubatuba – São Paulo – Brasil
Telefone - 55 12 3836.9180