
Uma vila tombada pelo Condephaat em 1983 preserva muito da sua cultura caiçara original, com pequenas casas construídas ao pé do morro. Lá se podem encontrar três pousadas, mas quero chamar a atenção para uma em especial, que é a Santa Martha das Pedras, desde que cheguei a esse lugar encantador pela primeira vez, não resisto ao retorno. No alto da vila, o que não se pode ver da praia, pois a mata atlântica a esconde totalmente, está a construção em estilo das antigas fazendas da época colonial, com seus aposentos amplos e mobília antiga, decorada com cerâmicas produzidas no atelier da pousada.
Pela manhã, somos recebidos, na parte térrea, pela Léa que nos serve um maravilhoso café da manhã, com doces, frutas, pães feitos por ela própria e outras delícias difíceis de resistir.
O dia corre manso e suave, entre a praia lá embaixo e o frescor das árvores cá em cima.
Esse lugar criado por Deus e retocado pelo engenheiro civil Antonio Miranda, que construiu e administra a pousada, merece ser conhecido.
A vila de Picinguaba, que quer dizer refúgio de peixes, em tupi-guarani, fica dentro do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar. Próximas a vila existem varias praias lindas como a da Fazenda, que é praticamente selvagem, onde foram filmadas cenas externas dos especiais A Casa das Sete Mulheres e A Muralha, da Rede Globo de Televisão e ainda filmes como Caramuru.
É neste paraíso que sou recebido pelo Antonio como se minha casa fosse e quando preciso desenvolver um trabalho e quero tranqüilidade, é lá que vou buscar inspiração e calma. Qualquer dia nos encontramos por lá.
Pousada e Atelier Santa Martha das Pedras
Vila de Picinguaba – Ubatuba – São Paulo – Brasil
Telefone - 55 12 3836.9180
Também acho o litoral norte de são paulo, principakmente o trecho entre bertioga e são sebastião, um dos mais bonitos do brasil. conheço essa praia mas não a pousada, pois estava de passagem. valeu a dica. abração!
ResponderExcluirParabéns pelo seu novo trabalho.
ResponderExcluirPodemos conhecer novos lugares através de suas descrições...
Fiquei encantada com a Pousada Sta
Marta das Pedras...
Gosto muito de Ubatuba, me traz lindas lembranças de minha mãe...
Bertioga até São Sebastião, mas esta praia e esta pousada ainda não onheço...
Um dia vou conhecê -la, mas gostaria que fosse com uma pessoa muito especial que eu espero,ou seja especial...mas quase impossível...
Parabéns!!!
Concordo plenamente com o autor do texto (Sr. Letterino Santoro), vale a pena conhecer a Vila de Picinguaba e se entregar aos prazeres gastronómicos e do bem receber que Antônio de Miranda e sua equipa oferece na sua Pousada "Santa Martha das Pedras". Passei lá quatro dias maravilhosos, e debaixo de um espiríto de convívio com outros hóspedes como se nos conhecessemos à longa data. Graças ao Antônio de Miranda e sua amiga Marília Keller, bem como do casal Ana e Luís Henrique de São Paulo, foram os meus melhores dias de viagem ao Rio de Janeiro de uma viagem de 22 dias.
ResponderExcluirAntónio Pestana
(Ilha da Madeira - Portugal) Janeiro 2008
Sim este lugar é relamente paradisíaco, diferente, maravilhoso, encantador. Fui com minha família, meu marido e duas filhas a esta mesma pousada mto bem recebida por Léa, sua equipe e Sr. Antonio. Lugar inesquecível...Vale a pena o retorno ou a visita para conhecer.
ResponderExcluirAndréa Madruga Jardim
(Ipiranga - São Paulo)Janeiro 2009